quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Protocolo Tabata

Treinar de forma intensa com pequenos intervalos de recuperação é uma alternativa de condicionamento total e muito eficaz. O treinamento de alta intensidade com intervalos é excelente para ganhar músculos e queimar gordura. 

Um dos protocolos com maior evidência e utilização atualmente no USA é o Protocolo Tabata. Desenvolvido pelo Doutor japonês Izumi Tabata, consiste em sequências de quatro minutos de exercícos com intervalos. Na realidade, são realizados 20 segundos de determinado exercício em alta intensidade, seguidos por um intervalo de 10 segundos de recuperação, isso durante quatro minutos. É possível  trabalhar com dois exercícios, por exemplo, 20's de barra/10s'de recuperação/20's de apoio pliométrico/10's de recuperação. Outra possibilidade é trabalhar com diversos exercícios diferentes dentro dos quatro minutos.  Realmente esse treino não é para qualquer um. Iniciantes devem trabalhar com cargas menores e também é possível treinar por 3 minutos ao invés dos quatro, além de aumentar o tempo de recuperação de 20's/10's para 20's/20's. Conforme o atleta for se condicionando,  a carga aumenta e o intervalo diminui.

Há relatos de grandes ganhos na capacidade anaeróbia e inclusive aeróbia com a utilização desse trabalho, inclusive, esse estudo, quando comparado com o trabalho aeróbio tradicional, demonstra ganhos maiores.

Discutiremos muito mais sobre o Protoclo Tabata e sua aplicação durante o Curso de Treinamento Funcional nos dias 27 e 28 de novembro em Porto Alegre. Para mais informações, entre em contato pelo meu e- mail: fabianopiassarollo@terra.com.br 

FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!